Professora do Canada ministra palestra sobre ensino de língua inglesa em contextos transnacionais

Postado por: Renan Brito

Foi realizada nessa quinta-feira (24), pelo Departamento de Letras, CCHS da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), uma palestra sobre ensino de língua inglesa em contextos multilíngues proferida pela pesquisadora, professora Dra. Clea Schimdt, da Universidade de Manitoba, Canada.

A palestra foi realizada dentro da disciplina de Língua Inglesa, direcionada aos acadêmicos de Letras do Campus de Campo Grande, da Universidade Federal. Clea apresentou a pesquisa que realiza na Universidade de Manitoba e explicou que “o objetivo da pesquisa é buscar possibilidades de se incorporar as vozes dos alunos (imigrantes) em contextos de ensino-aprendizagem transnacionais através de uma perspectiva crítica de ensino”.

A professora tem trabalhado com a duo-etnografia como metodologia de pesquisa e apresentou questionamentos provenientes de análise de dados ao se trabalhar com uma perspectiva crítica no ensino de línguas. Clea menciona que ao “escolher trabalhar com uma perspectiva crítica de ensino de línguas, o professor é levado a se questionar sobre sua identidade, as identidades de seus alunos e até que ponto, enquanto professores inseridos em instituições, em contextos neoliberais,  estamos forçando nossos alunos a se encaixarem em padrões de atuação.”

Clea enfatiza a necessidade do estímulo à uma formação crítica de professores, que promova reflexões sobre práticas translíngues. Ela também falou a respeito do perfil dos professores de língua inglesa como língua adicional em contexto canadense, outro ponto abordado em sua pesquisa desenvolvida no Canada.