Docentes do Curso de Filosofia

Prof. Dr. ERICKSON CRISTIANO DOS SANTOS

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de São Carlos (1996), graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2009), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2011). Professor adjunto de filosofia da UNESPAR/FAFIUV (2012-2013) e, a partir de fevereiro de 2014, da UFMS/CCHS – Campo Grande.

Prof. Dr. JOSÉ CARLOS DA SILVA 

Possui Graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1983), graduação em História pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral (1986), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Plinio Augusto do Amaral (1988), Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1992) e Doutorado em Educação, subária de Fundamentos Filosóficos, Históricos, Sociológicos e Econômicos, pela Universidade Federal de São Carlos (2007). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia, atuando principalmente nos seguintes subáreas: Filosofia Política, Filosofia e História da Educação, Ensino de Filosofia no Brasil, Educação Brasileira, Ética, Filosofia Marxista, História da Filosofia, Método Dialético, Teoria Gramsciana, Pesquisa Educacional. Coordenou o Curso de Licenciatura em Filosofia – CCHS/UFMS até setembro de 2013 – Coordena o Pibid – Filosofia (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) na UFMS desde 2011.

Prof. Me. JOSÉ MOACIR DE AQUINO 

Possui graduação em Filosofia – Faculdades Associadas Ipiranga (SP, 1992), especialização em Filosofia Contemporânea (PUC-MG, 1995) e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Fez estudos de Teologia (1993-1995). Bacharelado em Direito (2010). Membro do Instituto de Direitos Humanos do Mato Grosso do Sul. Foi docente em IES na área de História da Filosofia, Ética e Filosofia do Direito. Doutorando em Educação na USP. Atualmente é docente na UFMS.

 

Profª. Drª. MAIRA DE SOUZA BORBA 

Possui graduação em Filosofia – Licenciatura (2008) pela Universidade Federal de Minas Gerais, com intercâmbio na Université Paris I – Panthéon Sorbonne (1º semestre 2008) e Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Doutorado em filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais e pela Université Paris I – Panthéon Sorbonne (2015). Professora Adjunta do curso de Filosofia da Universidade Federal do Mato Grosso d Sul. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia Moderna e Epistemologia, atuando principalmente nos seguintes temas: cetiscismo, Descartes, metafísica e dualismo.

MARTAProfª. Drª. MARTA RIOS ALVES NUNES DA COSTA 

Possui doutorado em Filosofia e Ciência Política – New School for Social Research (2006) com uma tese intitulada Redefining Individuality – Reflections on Kant, Adorno and Foucault. A sua tese foi publicada em 2011 pela Húmus Editora (Portugal) As suas áreas de especialização são Ética, Teoria e Filosofia Política, Teorias da democracia, filosofia moderna e filosofia contemporânea. É professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, onde ministra aulas de graduação do curso de Filosofia do Centro de Ciências Humanas e Sociais. Atualmente desenvolve um projeto de pesquisa sobre & quot; Direito à rebelião? Limites e expectativas das democracias contemporâneas & quot; e trabalha sobre um novo manuscrito no âmbito da filosofia política.

Prof. Dr. OSMAR RAMÃO GALEANO DE SOUZA 

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1977), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Gama Filho (1980) e doutorado pela Universidade de Brasilia (1998). Atualmente é PROFESSOR da universidade federal de mato grosso do sul e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Sociologia.

RICARDOProf. Dr. RICARDO PEREIRA DE MELO 

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2003) e mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2008) e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor Adjunto I da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Política.

Prof. Dr. STEFAN VASILEV KRASTANOV 

Possui graduação em Filosofia – Sofiiski Universitet Kliment Ohridsky (1999), mestrado em Filosofia – Sofiiski Universitet Kliment Ohridsky (2001) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2010). Atualmente é Professor Adjunto – DE e Coordenador do Curso de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência nas áreas da Historia da Filosofia, Metafísica e Estética. Autor do livro Nietzsche: pathos artístico versus consciência moral e, também de vários livros didáticos.

Profª. Drª THELMA SILVEIRA DA MOTA LESSA DA FONSECA 

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987), graduação com licenciatura em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1987), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia Contemporânea.

WeinyProf. Me. WEINY CÉSAR FREITAS PINTO 

Professor do curso de Filosofia da UFMS. Membro do GT Filosofia e Psicanálise da ANPOF (Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia). Graduado, especialista e mestre em Filosofia. Doutorando em Filosofia pela UNICAMP. Atua na área de História da Filosofia Moderna (Descartes) e Contemporânea (Ricoeur e Freud). Em 2014/2015 realizou estágio de doutorado em Paris-França na EHESS – École des Hautes Études en Siences Sociales e foi pesquisador associado ao Fonds Ricoeur.

 

Prof. Me. RONALDO JOSÉ MORACA 

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -UNESP – (1996) e mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -UNESP – (1999). Doutorando em Filosofia pela UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos) na linha de pesquisa A gênese do conceito de subjetividade nas filosofias moderna e contemporânea. Atualmente é professor assistente, regime de dedicação exclusiva, da Universidade de Mato Grosso do Sul – UFMS. Leciona as disciplinas de Teoria do Conhecimento, Filosofia da Ciência e Filosofia da Mente.