Programa de Pós-Graduação em Educação

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Histórico

A origem deste Programa remonta ao Curso de Mestrado em Educação (CME) implantado em 1988, por meio de convênio com a Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/UNICAMP), processo mantido até o ano de 1991.

Vale destacar que foi criado como uma tradução mais ampla do sentido de educação escolar, exigindo a participação de outras ciências que contribuíssem para uma compreensão mais profunda dos processos sociais envolvidos com a educação. Disso foi resultante um projeto curricular que garantiu, por um lado, a natureza do objeto de conhecimento da área; por outro, permitiu a incorporação de professores doutores de distintos departamentos e campi da UFMS.

O processo que desencadeou a organização por Linhas de Pesquisa teve início ao final do processo de avaliação da CAPES/MEC, realizado em 1996, período no qual também operou-se a alteração de sua identidade institucional, isto é, de CME para Programa de Pós-Graduação em Educação. Para tal estruturação contou-se com consultoria externa do Prof. Dr. Osmar Fávero (Universidade Federal Fluminense/CAPES). Essa consultoria proporcionou ao CME a revisão da gestão de sua estrutura e funcionamento, que culminou com a organização por Linhas de Pesquisas.

Para tal organização foram tomados os eixos norteadores das pesquisas em desenvolvimento, ficando assim definidas e estabelecidas, em princípio, quatro linhas, a saber: Formação e Prática Profissional; Diversidade Sociocultural e Subjetividade em Educação;  Ideias Educacionais e Pedagogias Contemporâneas, e; Estado e Políticas Públicas em Educação.  Essas linhas mereceram outro processo de reestruturação, desencadeado em 2004, por ocasião da organização do Projeto que visava à implantação do Curso de Doutorado. Desde 2004 até 2009 estão assim organizadas:

  1. Educação e Trabalho;
  2. Ensino de Ciências e Matemática;
  3. Estado, Política e Sociedade;
  4. Escola, Cultura e Disciplinas Escolares; e
  5. Educação, Psicologia e Prática Docente.

Em 2009, a Linha de Pesquisa Estado, Política e Sociedade passou a ser História, Políticas e Educação. Ressalte-se ainda que a formação de docentes/pesquisadores por parte do PPGEdu tem sido importante também para a consolidação de uma política voltada à pesquisa e à pós-graduação na UFMS e de seus processos formativos saíram parte dos docentes que compõem, atualmente, os programas acadêmicos e profissionais na área de educação (Curso de Mestrado em Educação Matemática, Curso de Mestrado em Educação Social e Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências).

Objetivos

Com o intuito de dar visibilidade às necessidades de formação de quadros para a educação em um estado relativamente novo, os principais objetivos do Programas são os seguintes:

  • Iniciar e consolidar a formação de pesquisadores no setor educacional, de forma que estejam comprometidos com o avanço do conhecimento para o exercício da investigação científica e das demais atividades profissionais;
  • estimular a produção científica no campo da educação por meio de publicações e outras formas de socialização do conhecimento, e;
  • conferir, de acordo com o regime didático e científico do Programa, os graus de Mestre e Doutor em Educação.

Colegiado (2017 – 2019)

Profª. Drª. Jacira Helena do Valle Pereira Assis  (Presidente)

Prof. Dr. Antonio Carlos do Nascimento Osório

Profª Drª Suely Scherer

Profª. Drª. Margarita Victória Rodriguez

Profª. Drª. Rosana Carla Gonçalves Gomes

Representante Discente do Curso de Mestrado

Beatriz Hiromi Miura (Turma 2017.1)

Representante Discente do Curso de Doutorado

Frederico Fonseca Fernandes (Turma 2014.2)


Informações do Curso

Portal da Pós-Graduação UFMS – Mestrado em Educação

Portal da Pós-Graduação UFMS – Doutorado em Educação


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