Dados dos Cursos

Organização Acadêmica e Matriz Curricular

A organização deste Programa também se expressa em um conjunto de disciplinas (obrigatórias e optativas), atividades complementares e atividades de orientação. A matriz curricular de cada curso prevê:

Disciplinas obrigatórias: o objetivo central dessas disciplinas, no Curso de Mestrado, é o estudo teórico-metodológico das relações entre História, Sociedade e Educação, articulado com a discussão acerca das tendências na produção do conhecimento na área de educação. Para tanto, tem um subtotal de oito créditos, a saber: Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação (quatro créditos) e Paradigmas do Conhecimento (quatro créditos). Acresce-se às disciplinas obrigatórias, o oferecimento da disciplina Seminário de Pesquisa, distribuída pelas linhas, somente para os mestrandos, com vistas ao aprofundamento e discussões de referenciais teóricos em relação ao objeto de pesquisa, metodologias, estratégias e técnicas correspondentes ao seu projeto de investigação, podendo ocorrer, conforme especificidade do projeto investigativo do pós-graduando. É trabalhada em um subtotal de quatro créditos.

Disciplinas optativas: são organizadas pelas linhas de pesquisa, a oferta depende das escolhas e dos encargos docentes. Tanto no curso de doutorado quanto no de mestrado o aluno deverá cursar o subtotal de oito créditos em disciplinas optativas. Atualmente as linhas de pesquisa contemplam as seguintes disciplinas:

Educação e Trabalho

  • Educação e Diversidade Social
  • Educação, Trabalho e Subjetividade
  • Escolarização e Trabalho Docente
  • Temáticas em Educação e Trabalho

Ensino De Ciências e Matemática

  • Didáticas das Disciplinas Científicas
  • Tecnologias no Ensino de Ciências e Matemática
  • História e Filosofia das Ciências
  • Teorias Cognitivas em Ciências e Matemática
  • Teorias Contemporâneas em Tecnologias na Educação

História, Políticas e Educação

  • Política Educacional no Brasil
  • A Produção da Educação Escolar no Brasil
  • Política Social e Política Educacional
  • Políticas Públicas para Infância e Adolescência
  • História das Políticas Educacionais no Brasil
  • Estado Contemporâneo e Políticas Públicas no Brasil
  • Tópicos Especiais em História da Educação

Escola, Cultura e Disciplinas Escolares

  • Currículo e Cultura Escolar
  • Escola, Língua e Cultura
  • Disciplinas Escolares e Ciências de Referência
  • Educação Brasileira
  • Pesquisa sobre Escola: Perspectivas Históricas e Sociológicas
  • Historia das Disciplinas Escolares

Educação Psicologia e Prática Docente

  • Identidade, Linguagem Simbólica e Prática Docente
  • Infância, Conhecimento e Prática Pedagógica
  • Interdisciplinaridade, Cultura e Linguagem em Pesquisa e Educação
  • Educação e Conhecimento Psicológico
  • Produção do Conhecimento, Aprendizagem e Saber Docente

Atividades Programadas: desenvolvidas pelos mestrandos e doutorandos fora do espaço acadêmico do Programa, com vistas a subsidiar a preparação de seu relatório de dissertação ou de tese, conforme estabelece o Regulamento. Entre elas destaca-se a participação em eventos com apresentação de trabalhos, atividades de pesquisas desenvolvidas durante sua vinculação no Programa, elaboração de artigos, resenhas e livros, palestras e conferências ministradas com texto escrito relacionado ou não ao tema de investigação, contando dez créditos para o doutorado e quatro créditos para o mestrado.

Seminário de Dissertação de Mestrado: aprofundamentos teóricos e metodológicos que subsidiem a preparação dos relatórios de dissertação de mestrado, com um subtotal de quatro créditos.

Seminário de Tese de Doutoramento: aprofundamentos teórico e metodológico que subsidiem a preparação dos trabalhos de teses de doutoramento, com um subtotal de quatro créditos.

Disciplina obrigatória para alunos bolsistas da CAPES, CNPq, e FUNDECT: contempla as exigências normativas vigentes no que se refere aos alunos bolsistas, que instituiu o Estágio de Docência para Bolsistas, totalizando quatro créditos para o doutorado e dois créditos para o mestrado.

 


Arquivos curso de Mestrado em Educação:

Resolução 25/2011 – Estrutura Curricular do Mestrado

Resumo das dissertações:

1991/20032004200520062007200820092010


Arquivos curso de Doutorado em Educação:

Resolução 27/2011 – Estrutura Curricular do Doutorado

Proposta de Semestralização da Estrutura Curricular – Doutorado

Resumo das Teses:

200820092010